Enfermagem
Indicações: Proteção das vias aéreas (pacientes com Glasgow ≤ 8);
Hipoxemia refratária;
Parada cardiorrespiratória;
Necessidade de assistência ventilatória prolongada ou controle da ventilação pulmonar;
Condição que pode cursar com obstrução de vias aéreas (anafilaxia, infecções e queimadura de vias aéreas). Contra-indicações: : A intubação oral é contra-indicada em lesão aguda da coluna cervical e distúrbios espinais degenerativos; enquanto a intubação nasal é contra-indicada em clientes com apnéia, distúrbios hemorrágicos, sinusite crônica ou obstruções nasais.
Materiais necessários:
1. Bolsa e máscara de ventilação
2. Fixador de tubo
3. Estetoscópio
4. Fonte de oxigênio
5. Aspirador, cateteres de aspiração.
6. Conjunto de laringoscópio
7. Tubos oro traqueais
8. Estilete guia
9. Bloqueador neuromuscular
10. Cardioversor11. Oxímetro12. Seringa 10 ml
Nome da tecnicaConceito: Administrar oxigênio suplementar em alta concentração ao paciente sob pressão positiva, visando prevenir ou tratar a hipóxia.
Indicações: Ventilação pressão positiva com máscara e dispositivo bolsa-válvula pode ser uma manobra que salva vidas. Apesar de parecer simples, as técnicas requerem conhecimento da anatomia das vias aéreas, do equipamento e das indicações. A ventilação com máscara é utilizada em pacientes com falência respiratória, mas que ainda respiram espontaneamente e em pacientes em completa apneia. Ela pode ser usada em qualquer situação em que a respiração espontânea está falhando ou cessou, incluindo parada cardiopulmonar.
Contraindicações: A ventilação com máscara é raramente contraindicada. Entretanto, cautela é necessária em pacientes com lesões faciais graves e lesões oculares. E também,