A influência das ideias pedagógicas nas abordagens da educação física
Jeimis Nogueira de Castro
Sérgio Henrique Almeida da Silva Junior
Nádia Maria Pereira de Souza
Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar as principais tendências pedagógicas da educação brasileira juntamente com as abordagens da Educação Física, procurando identificar quais foram as possíveis influências dessas correntes pedagógicas nas abordagens da Educação Física. Unitermos: História. Educação Física. Pedagogia. Educação.
Introdução
A educação existe desde os tempos primitivos, onde existem indícios de formas elementares de instrução e aprendizagem. De acordo com Libâneo (1994) na chamada antiguidade clássica (gregos e romanos) e no período medieval também se desenvolveu formas de ações pedagógicas, em escolas, mosteiros, igrejas, universidades. A formação da teoria didática para investigar as ligações entre ensino e aprendizagem e suas leis ocorre no século XVII, quando João Amós Comênio (1592 – 1670), um pastor protestante, escreve a primeira obra clássica sobre didática, a didática magna. Ele foi o primeiro educador a formular a idéia da difusão dos conhecimentos a todos e criar princípios e regras de ensino. (LIBÂNEO, 1994). Tem-se relato que a Educação Física também aparece em tempos primitivos, segundo Oliveira (1983) todas as atividades humanas durante o período que se convencionou denominar pré-histórico dependem do movimento, do ato físico. Ao analisar a cultura primitiva em qualquer das suas dimensões (econômicas, políticas e sociais), vemos, desde logo, a importância das atividades físicas para os nossos irmãos das cavernas.
Este artigo teve o objetivo de analisar as tendências pedagógicas da educação brasileira e as abordagens da educação física e as relações que existem entre elas.
Um pouco da história da Educação e da Educação Física A Educação Física teve grande influência dos modelos europeus e já no século XVIII teve-se a