enfermagem
O objetivo geral deste trabalho é dar a conhecer a autora Jean Watson e a sua Teoria do Cuidar Humano, sendo para este efeito analisado todo o percursoda autora desde a sua primeira teoria até à sua última atualização, passando por falar da sua biografia por forma a melhor compreender os efeitos das suas vivências no desenvolvimento do seu trabalhoteórico. Pretende-se desta forma proporcionar um melhor conhecimento desta autora não apenas em termos conceptuais, mas também e dando especial ênfase aos seus contributos para a melhor compreensão daenfermagem e de tudo o que ela envolve, quer enquanto disciplina, quer enquanto profissão.
Por forma a proporcionar uma melhor orientação estrutural, apresentamos de seguida uma sucinta descriçãodos conteúdos de cada capítulo, que poderá servir de guia orientador ao leitor.
No capítulo um será feita uma abordagem à biografia de Watson com o objetivo de dar a conhecer o seu contexto familiar,cultural e das suas inúmeras vivências visto ela mesma afirmar a existência de influência temporal e espacial sobre a sua obra apresentando-se posteriormente, no capítulo dois, as fontes teóricasinspiradoras desta autora. Estes dois capítulos têm assim uma finalidade introdutória dando ao leitor uma noção das várias influências que a autora e, consequentemente, teoria a ser apresentada, sofreramdurante o seu crescimento.
No capítulo três é feira a apresentação da Teoria do Cuidar Humano nas várias dimensões que a compõem, pelo que houve a necessidade de realização da divisão em subcapítulos.Será neste ponto definido o que é para Watson uma teoria e o motivo das suas obras o serem parte assim consideradas; será ainda explicada a associação da sua teoria com a arte, aspeto de extremaimportância na sua visão. Os pressupostos e premissas os quais se baseia a Teoria serão também aqui apresentados e definidos, assim como os conceito metaparadigmáticos de enfermagem à luz do