enfermagem
O médico colocará eletrodos 2 justapostos à pele dos braços (faces anteriores dos punhos), 2 nas pernas (faces antero-mediais) e 6 no tórax do paciente, que captarão os estímulos elétricos do coração ou as repercussões deles à distância. A pele deve estar bem limpa e desengordurada nos locais de fixação dos eletrodos. Para facilitar a captação desses estímulos geralmente é aplicado sobre a pele um gel condutor. Os eletrodos dos membros são fixados por braceletes e os do tórax por uma espécie de ventosa de borracha, permitindo aderência à pele sem o uso de agulhas ou outros instrumentos invasivos. Se o corpo do paciente tiver muitos pelos, uma depilação deve ser feita e se a pele for especialmente oleosa deve ser promovida uma limpeza local com álcool.
São colocados 10 eletrodos no tórax do paciente para registro por meio de um eletrocardiograma (ECG). Depois, ele é levado à esteira ou bicicleta, iniciando-se o exercício com o protocolo escolhido. O paciente é monitorado durante o repouso e o esforço. O movimento começa lentamente e aos poucos a velocidade aumenta. Depois que o esforço máximo for alcançado, o movimento é progressivamente desacelerado para a fase de desaquecimento. O exame pode ser interrompido caso o paciente apresente grande cansaço ou exaustão.
Índice de Aldrete e Kroulik
O Índice Aldrete e Kroulik tem como proposta, a avaliação dos sistemas cardiovascular, respiratório, nervoso central e muscular dos pacientes submetidos à ação dos fármacos e técnicas anestésicas, por parâmetros clínicos de fácil verificação, como frequência respiratória, pressão arterial, atividade muscular, consciência e saturação periférica de oxigênio mediante oximetria de pulso.
Posições cirúrgicas
POSIÇÃO DECÚBITO DORSAL: É AQUELA EM QUE O PACIENTE SE ENCONTRA DEITADO DE COSTAS, COM AS PERNAS ESTENDIDAS E OS BRAÇOS ESTENDIDOS E APOIADOS EM TALAS. O DORSO DO