Química do Carbono
Kallwanny Christini de Oliveira Batista.
Química do carbono.
Nanotecnologia e Nanotubo de carbono.
31/07/2014
Química do Carbono
O que é química?
Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria, e sua relação com a energia.
O que é carbono?
O carbono é um elemento químico, cujo seu símbolo é representado pela letra C. Seu número atômico é 6, e sua massa atômica 12.
Dependendo da suas condições de formação, pode ser encontrado na natureza de diversas formas.
História do carbono
Foi descoberto na antiguidade, a sua união com outros elementos para formação de compostos e moléculas é chamada de ligação covalente, o carbono compartilha seus elétrons com os demais elementos ligando-se tetraedricamente com os quais tem afinidade eletrônica.
Normalmente a maior parte do carbono presente na natureza está na forma de compostos, principalmente nos compostos orgânicos que apresentam o esqueleto de suas cadeias compostas por este elemento. O carbono é tão essencial para existência de vida que o DNA, as proteínas e outros compostos importantes para a vida são formados por cadeias carbônicas, entre outros compostos amplamente estudados pela bioquímica.
A química orgânica é o ramo da química que se ocupa exclusivamente do estudo do carbono e de seus compostos. Está presente em todo o reino animal e vegetal formando os compostos essenciais para a vida. Em minerais, este se encontra na forma carbonatos, carbetos e bicarbonatos.
Além do diamante e do grafite, o carbono apresenta uma outra forma alotrópica descoberta em 1985 chamada fulereno com moléculas formando estruturas com 60 átomos de C, batizado com este nome em homenagem ao arquiteto R. Buckminister Fuller.
Alguns Compostos de Carbono:
CH4, Na2CO3, C2H6, C2H5OH, CaC2
Ligações de estruturas carbônicas mais comuns:
Nanotecnologia
O que é?
É o estudo de