Enfermagem
FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO - FAB
AÇÕES DE ENFERMAGEM DIANTE DO ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
Rio Branco – AC
2014
AÇÕES DE ENFERMAGEM DIANTE DO ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
Trabalho de graduação apresentado à disciplina Enfermagem e trabalho do curso de ENFERMAGEM
Orientador:
Rio Branco – AC
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
É de grande interesse conhecer as Ações de enfermagem diante do assédio moral no ambiente de trabalho, precisando ser discutida pelos diversos profissionais da saúde e pela sociedade.
Para se manterem vivas a economia e a política elas tem tido influencias diretas na estrutura das organizações de saúde, explorando a cada dia a mão de obra humana, prejudicando e desgastando os profissionais nessas áreas. Com a busca de lucros e produtividade eles não medem esforços para a busca desses objetivos, sendo então a exploração do ser humano um descaso favorecendo ao surgimento de sofrimento e violência no trabalho.
Cada ser humano tem a sua subjetividade, sendo compreendido pelos seus aspectos emocionais e efetivos, tendo como sentimento o amor, solidariedade, cooperação, interação e as questões negativas, humilhação, constrangimento, dor e amargura nas relações trabalhistas.
Por ser um assunto pouco discutido e de grande relevância, é merecedor de um destaque, visto que a desestrutura a vida inteira de uma pessoa, sendo no campo de trabalho como na vida pessoal também.
O tema abordado é ligado a qualquer tipo de pratica em relação ao ser humano no seu campo de trabalho sendo ele comportamental, verbal, escrito, por gestos ou atos, que na sua maioria das vezes causa danos na sua personalidade, dignidade ate mesmo na sua integridade física e psicológica, podendo