Enfermagem
Genérico
Referência
Propranolol Comprimidos
Apresentação de Propranolol
40 ou 80 mg - CX. C/ 30, 40 ou 100 compr.
Propranolol - Indicações
É indicado para o tratamento da hipertensão arterial sistêmica (pode ser usado isoladamente ou em associação com outros agentes anti-hipertensivos, especialmente com um diurético tiazídico), de crônica, estenose subaórtica hipertrófica, profilaxia e tratamento de arritmias cardíacas: arritmias supraventriculares (taquicardias atriais paroxísticas, taquicardia sinusal persistente, taquicardias e arritmias devidas à tirotoxicose, extras-sístoles atriais persistentes), taquiarritmias ventriculares, extra-sístoles ventriculares, taquiarritmias por intoxicação digitálica, profilaxia de reinfarto de miocárdio, profilaxia de dores de cabeça de origem vascular, tratamento de tremores, tratamento auxiliaremfeocromocitoma.
Contra-indicações de Propranolol
Propranolol é contra-indicado em insuficiência cardíaca descompensada, choque cardiogênico, bloqueio atrioventricular de segundo e terceiro graus, bradicardia grave, asma brônquica, síndrome de Raynaud e gravidez.
Advertências
Como não é um bloqueador beta-seletivo, o bloqueio dos receptores beta 2 pode promover broncoconstrição e provocar ataques de asma em pacientes asmáticos. Se ocorrer broncoespasmo deve ser usado um agonista beta 2 ou aminofilina. De modo geral pacientes com doença broncoespástica não alérgica (bronquite crônica, enfisema) não devem receber bloqueadores betaadrenérgicos. Agentes beta-bloqueadores, quando necessário, devem ser utilizados com cautela em pacientes diabéticos, pois podem mascarar taquicardias associadas com hipoglicemia nos pacientes tratados com insulina ou hipoglicemiantes orais. Deve-se usar Propranolol com cautela em pacientes com insuficiência hepática, renal, distúrbios da tireóide e doença mental. Não deve ser utilizado durante a gravidez, a menos que os benefícios esperados para a paciente superem os riscos potenciais para