enfermagem
Profª Avanilde Paes Miranda
Aparelho Respiratório
Divisão da respiração:
Podemos dividir o estudo da respiração em 4 partes:
a. Ventilação pulmonar: renovação cíclica do gás alveolar pelo ar atmosférico.
b. Difusão do oxigênio e do dióxido de carbono entre sangue e alvéolos.
c. Transporte do oxigênio e do dióxido de carbono.
d. Regulação da respiração.
Músculos responsáveis pelo enchimento e esvaziamento dos pulmões
Diafragma:
Movimento para cima e para baixo, permitindo que a caixa torácica se encurte e se alongue, respectivamente. É inervado pelo nervo frênico.
Músculos Inspiratórios:
Elevam o gradil costal promovendo expansão dos pulmões, permitindo que o diâmetro antero posterior seja aumentado cerca de 20% durante a inspiração máxima. Os principais músculos inspiratórios são os intercostais externos, mas existem outros músculos que os auxiliam como esternocleidomastoideo, denteados anteriores e escalenos(músculos acessórios). Músculos Expiratórios: tracionam para baixo o gradil costal. São eles: retos abdominais, que “puxam" para baixo as costelas inferiores ao mesmo tempo que eles próprios e os demais músculos abdominais empurram o conteúdo abdominal para cima, em direção ao diafragma, e intercostais internos.
Aparelho Respiratório
Fossas Nasais – Desempenham três funções importantes: aquecem e tornam úmido o ar que passa a caminho dos pulmões. retêm partículas de poeira funcionando como um filtro; transmitem sensações olfativas ao cérebro por nervos especializados.
Faringe – Estrutura comum ao Sistema Digestório. Pela faringe passa tanto o ar como o alimento. Para coordenar a passagem tanto do ar como do alimento, na faringe existe uma estrutura - a epiglote - que assim que o alimento chega a parte superior da faringe, a epiglote fecha a passa o ar, deixando o caminho livre do alimento para o esôfago.
Aparelho Respiratório
Laringe – Órgão responsável pela voz. Localizada na parte