Enfermagem
1.1 Lavagem das mãos:
1.2 Conceito:
É um processo mêcanico realizado antes e depois de algum procedimento na unidade hospitalar com o intuito de remover sujidades das mãos e evitar contaminação de um individuo para o outro.
Existem dois processos usados na lavagem das mãos, um mecânico e outro químico. * Mecânico: ocorre quando usamos a fricção das mãos para a lavagem. * Químico: quando utilizamos substâncias químicas para realizarmos o processo da lavagem.
1.3 Objetivos: * Proporcionar limpeza das mãos; * Evitar a transmissão de doenças; * Prevenir e reduzir infecções; * Diminuir o número de microorganismos e contaminação de um individuo para o outro.
1.4 Técnica:
A lavagem das mãos é uma ação simples, no entanto muitas vezes não as lavamos da maneira correta. Para que funcione como uma importante fonte de prevenção é necessário seguir algumas regras: * Lavar a palma das mãos * O dorso das mãos * O espaço entre os dedos * O polegar e espaço entre os interdigitais * Articulações * As unhas, e as extremidades dos dedos. * Punhos.
Sequência da higienização das mãos:
1. Abrir a torneira evitando encosta-se com a pia; 2. Aplicar na palma das mãos o sabão/sabonete liquido; 3. Friccionar as palmas das mãos entre si; 4. Esfregar a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda entrelaçando os dedos e vice-versa; 5. Friccionar a região interdigital com os dedos entrelaçados; 6. Esfregar o dorso dos dedos de das uma mão com a palma da mão oposta, seguindo os dedos com movimentos circular para frente e para trás e vice-versa; 7. Enxague as mãos retirando os resíduos de sabão/sabonete evitando o contato direto das mãos ensaboadas com a torneira; 8. Secar as mãos com papel-toalha iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos. Desprezar o papel-toalha na lixeira para resíduos comuns.