enfermagem
Divisão:
É formado por: rins, ureteres, bexiga e uretra. Os rins são órgãos glandulares que poupam ou excretam a água e sais na quantidade adequada para preservar a normalidade e o meio ambiente em que as células vivem. São responsáveis pela eliminação dos detritos que as células liberam e depositam no organismo, recolhidas pelo sangue (uréia, creatinina e ácido úrico). O acúmulo dessas substâncias pode ser letal, pois rapidamente prejudica as funções de diversos órgãos e sistemas importantes (coração, sistema nervoso e pulmão).
Os nefrons são as unidades funcionais .
Os ureteres é um órgão muscular com a função de conduzir a urina dos rins ate o reservatório que é ate a bexiga.
Bexiga é um órgão de armazenamento. É mais anterior da cavidade pélvica.
Ureter é a porção final do sistema urinário é a uretra, tubo muscular curto por onde passa a urina é expelida para o exterior através do meato urinário
Como funcionam os rins
O sangue chega ao rim através da artéria renal, que se ramifica muito no interior do órgão, originando grande número de arteríolas aferentes, onde cada uma ramifica-se no interior da cápsula de Bowman do néfron, formando um enovelado de capilares denominado glomérulo de Malpighi.
O sangue arterial é conduzido sob alta pressão nos capilares do glomérulo. Essa pressão, que normalmente é de 70 a 80 mmHg, tem intensidade suficiente para que parte do plasma passe para a cápsula de Bowman, processo denominado filtração. Essas substâncias extravasadas para a cápsula de Bowman constituem o filtrado glomerular, que é semelhante, em composição química, ao plasma sanguíneo, com a diferença de que não possuem proteínas, incapazes de atravessar os capilares glomerulares.
O filtrado glomerular passa em seguida para o túbulo contorcido proximal, cuja parede é formada por células adaptadas ao transporte ativo. Nesse túbulo, ocorre reabsorção ativa de sódio. A saída desses íons provoca a remoção de