Enfermagem
Doença infecciosa, altamente contagiosa, faz parte do grupo das doenças que se manifestam por alterações marcantes da pele, exantema eritematoso (pele avermelhada, com placas tendendo a se unirem) e com comprometimento de vários órgãos. O sarampo é causado por um vírus chamado morbili vírus.
TRANSMISSÃO
Os homens e os macacos são os únicos animais que abrigam naturalmente esse vírus. Gotículas da respiração e mesmo o ar com o vírus ainda vivo são responsáveis pela disseminação da doença. O período de contaminação se inicia 3 a 4 dias antes e vai até 4 a 5 dias após o surgimento das lesões da pele (rash cutâneo). O tempo que leva entre a contaminação e o aparecimento dos sintomas (período de incubação) é em média 2 semanas.
Sinais e Sintomas
Período Prodrômico: (Corresponde ao período de tempo entre os primeiros sintomas da doença e o início dos sinais ou sintomas com base nos qual o diagnóstico pode ser estabelecido): coriza, mal-estar geral, febre alta, rinofaringoamigdalite, fotofobia, conjuntivite, tosse produtiva, dificuldade de ingestão e Sinal de Koplik (pequenos pontos brancos rodeados de uma zona vermelha, que se agrupam na mucosa interna das bochechas).
Período Exantemático: piora dos sintomas do período prodrômico, conjuntivite intensa acompanhada de secreção mucopurulento, aparecimento do exantema por todo corpo, secreção das vias respiratórias superiores e dos pulmões aumenta a produção de muco, voz rouca, faringe e boca inflamadas. Período descamativo: nesse período as manchas escurecem e surge a descamação fina, febre e tosse diminuem sensivelmente.
DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
O diagnóstico é clinico devido às características muito típicas, especialmente as manchas de Koplik - manchas brancas na mucosa da boca-parte interna da bochecha. Pode ser feita detecção de antígenos em amostra de soro. A prevenção é por vacina de vírus vivo atenuado. O tratamento é sintomático. A história do paciente e o exame clínico permitem