Prointer
Centro de Educação a Distância
CTS em RECURSOS HUMANOS
Processos Gerenciais
CONCEIÇÃO DE CARVALHO SANTOS – RA:434267
MARIA LÉA MARTINS BARROSO – RA:430012
MARIA ROSENIRA COSTA DE SOUZA – RA:430025
RUTH MARIA DA COSTA SOUZA – RA:430018
TATIANA DE CARVALHO SANTOS – RA:435311
BELEM / PA
2013
INTRODUÇÂO
As principais funções administrativas (planejamento, organização, direção e controle) são interdependentes, mas ligadas entre si e repercutem intensamente nas atividades de controle da ação empresarial, a função de modificar o planejamento, a direção ou a organização poderá ser necessária para que os sistemas de controles possam ser mais eficazes, nenhum projeto está completo e acabado até que se tenha elaborado os meios para avaliar os seus resultados e consequências.
DESENVOLVIMENTO
O objetivo básico do controle é assegurar que os resultados das operações sejam tão conformes quanto possível aos objetivos estabelecidos. Um objetivo secundário do controle é proporcionar informações periódica que possa tornar rápida a revisão dos objetivos. Estes objetivos são atingidos pela fixação de padrões, pela comparação dos resultados reais e previstos em relação a estes padrões, e pela tomada de ação corretiva. O controle é um processo regular dentro da empresa que mede e avalia o desempenho, e toma a ação corretiva quando necessária. Devido a enorme complexidade e atividades dentro da empresa torna-se difícil abordar um determinado controle uma vez que existem muitos tipos: financeiros, contábeis, de produção, de qualidade, de inventários, de venda, de pessoal, etc.
Isto significa que muitas pessoas se incubem, dentro das empresas de tarefas relacionadas com o acompanhamento e avaliação das atividades correntes e passadas, comparando-as com as normas e padrões desejados pela empresa. Se os resultados se afastam ou se desviam das normas prescritas, alguma ação corretiva deverá ser tomada. O