Trabalho de Mecânica Aplicada
Não pretendemos responder de imediato o que é Física ou tentar conceituá-la, pois esta não é uma tarefa muito fácil. A resposta virá, somente na medida em que for assimilando os diversos tópicos da Física, acompanhados de aulas com experimentações e leituras de boas obras científicas.
No momento, aconselhamos a leitura e a resolução de algumas questões do assunto que se segue, e esperamos que o contínuo aprimoramento do nosso conhecimento seja proporcional à conscientização da seriedade e rigor de uma atividade científica, seu objetivo e sua função na sociedade.
DESENVOLVIMENTO
Os sábios da antiga Grécia investigaram os fenômenos da natureza, como o movimento dos corpos terrestres e celestes, baseando-se na intuição e nas argumentações filosóficas, pois, não conheciam métodos experimentais que pudessem explicar os fatos corretamente. Desde esse tempo até o início do século XIX, a Física, que em grego significa natureza, fazia parte de um ramo de conhecimento mais amplo chamado Filosofia Natural.
A partir do século XVII, sábios notáveis como Galileu (1564-1624) e Isaac Newton (1642-1727) deram grande impulso à Física através da introdução, por Galileu, de métodos experimentais na ciência, considerados uma das conquistas mais importantes do pensamento humano.
As teorias científicas são frequentemente estabelecidas com base nas condições ideais onde, por exemplo, se imagina uma superfície 100% lisa ou um ambiente totalmente vazio (100% vácuo). E, a partir destas idealizações, partem para situações mais complexas.
A partir do século XVII até o fim do século passado, gerações de cientistas dedicaram suas atenções ao estabelecimento das teorias de movimentos dos corpos, calor, som. Luz, eletricidade e magnetismo.
Utilizando métodos de investigação cada vez mais aprimorados e convenientes para a sua finalidade, a partir do início deste século, os conhecimentos adquiridos no passado têm sido unificados e