enfermagem
Curso Técnico em Enfermagem – Turma 60
Preparação e Acompanhamento de Exames e Diagnósticos I
Técnicas Básicas do Exame Físico
Daniela Silva
Porto Alegre
2014
As Quatros Técnicas Básicas do Exame Físico
Inspeção Na inspeção utilizamos os quatros sentidos: visão, audição, tato e olfato. Devemos prestar bastante atenção na aparência, odor e aspecto do paciente. A inspeção começa no primeiro contato com o paciente e se estende durante toda a avaliação. Se possível utilizar equipamentos para uma inspeção mais detalhada.
Palpação Normalmente acompanha a inspeção, exceto no exames abdominais e físicos de em bebes e crianças. Na palpação utilizamos exclusivamente o tato, pois nessa etapa devemos tocar no paciente para avaliar temperatura, pulsos, posição das estruturas e para verificar áreas sensíveis a dor. A palpação se divide em quatro etapas, são elas: palpação superficial, profunda, o rachaço leve e profundo.
Percussão Batidas rápidas e leves nas superfícies do corpo para gerar sons, detectar locais sensíveis ou avaliar reflexos. Também utilizada para identificar posição e formato de órgãos e determinar se o mesmo é sólido ou se encontra preenchido com líquido ou gás.
Ausculta Escutar vários sons gerados pelo corpo. Especialmente os sons gerados pelo coração, pulmões, vasos sanguíneos, estômago e intestinos. Em geral é feita após a outras etapas do exame físico, porém pode ser feita após a palpação no caso de examinar o abdômen, assim os sons dos órgãos internos podem ser ouvidos antes que a palpação os modifique. É mais apropriado no caso de bebes e crianças pequenas, as quais normalmente começam a chorar quando palpadas ou percutidas. A ausculta é executada com exatidão quando realizada em um ambiente silencioso e com um estetoscópio bem