enfermagem
Doença trata-se de um processo dinâmico e apresenta uma série de fases até que o indivíduo retorne ao estado de saúde, atinja um estado, apresente uma sequela, invalidez ou morra. Não é uma situação estática, mas sim um processo que ocorre de forma mais ou menos previsível e, que pode ser interceptado, interrompido, impedindo-se a evolução da doença ou diminuindo sua gravidade. As ações utilizadas na interrupção do processo da doença em que são aplicadas. Conceito da história natural da doença A historia natural da doença é definida como um conjunto de relações especificas existentes entre três elementos: Agente etiológico: é o agente causador da doença. Hospedeiro: é aquele que é suscetível ao adoecimento. O meio ambiente favorável. O processo da doença é distinguido por etapas sucessivas entre dois períodos, quais sejam:
a) Período pré-patogênico- quando há a interação entre o agente, o hospedeiro e os fatores ambientais, sem que a estrutura orgânica ou psíquica do homem seja alterada.
b) Período patogênico- começa quando se inicia a ação desse estimulo sobre a estrutura orgânica ou psíquica do homem. A partir daí, é possível ter varias etapas desse período.
Patogêneses precoce- ainda não há sinais ou sintomas, pois as alterações que ocorrem são em geral a nível bioquímico.
Doença diagnosticável precocemente- já existe sintomas ou, pelo menos, o medico pode encontrar sinais de inicio da doença.
Doenças avançadas- já existem sintomas característicos da doença.
Resultados finais- recuperação, crinicidade, incapacidade ou morte.
Conceito de saúde Em 1946, a Organização Mundial de Saúde- OMS- definiu saúde como o estado completo de bem-estar física, mental e social, e não sendo apenas a ausência de doenças ou enfermidades. A partir da 8ª conferencia Nacional de Saúde, realizada em 1986, propôs o entendimento do conceito de saúde num sentido mais amplo, para atender as necessidades do homem. Ademais,