Enfermagem
O filme no geral trata da vida profissional e pessoal de um homem que não queria trabalhar por muito tempo, pois, queria ter seu tempo livre para compor músicas, o decorrer do filme mostra que sua vida impôs situações a qual o fez trabalhar cada vez por mais tempo, se distanciando do seu sonho de compro uma sinfonia. Assim ele se vê a trinta anos trabalhando no mesmo colégio, que não havia muitas condições de aprendizado, como professor de música. Diante das dificuldades do colégio, Sr. Holland se dedicou e por sua vez se tornou apaixonado pela sua profissão e seus alunos, mas que infelizmente teve de deixar a escola por motivos de corte de gastos, o que o decepcionou muito. Com a despedida do colégio e sem ter o que fazer, seus alunos o surpreendeu com uma grande homenagem.
Análise de uma cena do filme O casal Holland descobre se seu filho possui apenas 10% de audição e que precisava treinar para aprender algo com tão pouca audição. Assim o menino passou a estudar e aprendeu a comunicação de gestos. Sem aceitar a deficiência do filho Sr. Holland, não se preocupou em participar das aulas junto a sua esposa e por isso não sabe se comunicar por completo com seu filho, o que faz com que ele não dê a atenção necessária para o menino. CENA - Discussão entre os pais e Cole. Sr. Holland chega em casa e se dirige a Cole para contar uma tragédia, a morte de Jonh Lennon, mas não termina a conversa, como se o menino não fosse se interessar ou não entender.
Cole vai atrás de seu pai e usa sua mãe como intérprete e o repreende dizendo sabe muito bem quem é Beatles e Jonh Lennon e que sua morte significava muito pra ele, diferente do que seu pai pensava. Cole ainda diz que se interessa por musica, pois, é o trabalho de seu pai e se ele não sabe mais sobre o assunto é porque seu pai é mais interessado em ensinar os outros do que a ele.
Esta cena, mostra a capacidade de um deficiente auditivo em aprender o tudo o que uma pessoa com audição perfeita