Enfermagem
Resumo: O envelhecimento acarreta mudanças no organismo do indivíduo e, geralmente, traz consigo algumas doenças como a Osteoporose, Hipertensão Arterial, Incontinência Urinaria, Diabetes, Alzheimer, Câncer, entre outras. O cuidado de idosos por parte da enfermagem foi durante muitos anos uma prática quase que esquecida. As enfermeiras geriátricas por muito tempo foram consideradas de capacidade inferior às demais enfermeiras de outros ramos da profissão, no entanto a enfermagem sempre esteve entre as poucas profissões envolvidas com os idosos. Ações de promoção da saúde antes da criação do Programa Saúde da Família (PSF) estavam quase que limitadas exclusivamente ao âmbito hospitalar, atualmente essas ações migraram para os ambientes comunitários. Os idosos podem beneficiar-se ao máximo das ações de promoção da saúde desenvolvidas pelos enfermeiros do PSF, que os ajudam a manter a sua independência e um envelhecimento saudável, melhorando assim sua qualidade de vida. Palavras-chave: Enfermeiro; idoso; atenção básica.
Problemática do Envelhecimento no Brasil
A longevidade adquirida por meio de melhor qualidade de vida da população, urbanização adequada das cidades, melhoria alimentar e da higiene pessoal, melhores condições sanitárias em geral e, particularmente, condições ambientais no trabalho e nas moradias muito melhores que antigamente, vem proporcionando o envelhecimento da população brasileira (ARAÚJO et al., 2003).
A queda da fecundidade e da mortalidade registrados nas ultimas décadas no Brasil, também são fatores que proporcionam o envelhecimento, pois, isso vem causando o declínio dos jovens fazendo com que o resto da população passe a viver por mais tempo (BRASIL, 2002).Envelhecer antes era um privilegio de poucos, hoje passou a ser uma experiência que pode ser vivida por um número cada vez maior de pessoas não só no Brasil como no mundo, contudo envelhecer com qualidade de vida e bem estar é uma