enfermagem
A cromatografia é um método físico-químico de separação que se fundamenta na migração diferencial dos componentes de uma mistura devido a diferentes interações entre duas fases imiscíveis: fase móvel (gás, líquido ou um fluído super crítico) e fase estacionária (fixa colocada em uma coluna ou numa superfície sólida). Este relatório tratará da separação dos componentes de diversas tintas por cromatografia em papel (CP). A cromatografia em papel é uma das técnicas mais simples e que requer menos instrumentos para sua realização, sendo muito útil para a separação de compostos polares.
Palavras-chave: Cromatografia em papel, componentes, fase móvel e estacionária.
INTRODUÇÃO
A cromatografia foi relatada pela primeira vez há pouco mais de 100anos por Mikhail Semenovich Tswett (1872-1919). No período de 1899 a 1901 Tswett trabalhou em sua primeira pesquisa com a estrutura físico-química da clorofila das plantas, sendo que no ano de 1903 relatou uma nova categoria deanálise adsortiva (ETTRE, 2000).
As denominações de cromatografia e cromatograma somente surgiram no segundo trabalho de Tswett, publicado em 1906. A palavra cromatografia designava o processo de separação, tendo sua origem do grego chroma, com o significado de “cor”, e também do grego graphe, significando “escrever”. Já a palavra cromatograma refere-se às bandas separadas na coluna (COLLINS, 2006; NOGUEIRA, 2006).
A cromatografia é uma técnica de separação especialmente adequada para ilustrar os conceitos de interações intermoleculares, polaridade e propriedades de funções orgânicas, com uma abordagem ilustrativa e relevante. Os métodos cromatográficos são utilizados para separar misturas contendo duas ou mais substâncias ou íons, e baseiam-se na distribuição diferencial dessas substâncias entre duas fases: uma das quais é estacionária e a outra, móvel (Fonseca e Gonçalves, 2004). Atualmente as diferentes modalidades de cromatografia são responsáveis por