Enfermagem
INTRODUÇÃO:
Um dos mais importantes ramos de cirurgia hoje em dia é sem dúvida alguma a cirurgia ortopédica. Ela trata todos os problemas e defeitos referentes ao sistema musculoesqueletal.
A cirurgia ortopédica não trata somente fraturas, mas também deformidades congênitas, problemas crônicos e traumáticos e problemas relacionados ao uso excessivo do tecido ósseo.
Dependendo do caso, cirurgiões ortopédicos também receitam medicamentos e outros tratamentos envolvendo procedimentos não cirúrgicos.
TIPOS: Artroplastia Total de Quadril. Artroplastia Total de Joelho. Artrodese de Coluna Lombar. Osteotomia Tibial ( Subtração ou Adição). Minescectomia Artroscópica. Amputação.
Artroplastia Total de Quadril. Substitui a articulação dolorosa por próteses tanto de metal como de polietileno de alta densidade, como também por outros materiais como cerâmica, por exemplo. Esses componentes fixam-se aos ossos com ou sem cimento acrílico, igual ao dos dentistas, dependendo do caso. A cirurgia é muito segura e confiável.
OBJETIVOS DA CIRURGIA: O alívio da dor; A restauração e a melhora da função articular.
CUIDADOS PRÉ-OPERATÓRIO: Orientar o paciente sobre as rotinas do pré-operatório, checando exames laboratoriais e radiodiagnóstico; Orientar o paciente quanto ao pré-operatorio , minimizando sua ansiedade em relação ao procedimento a ser realizado; Observar e identificar ricos para complicações;
CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIO: Identificar risco para o desenvolvimento de úlcera por pressão, realizando a prevenção; Avaliar o grau de dor no pós-operatório imediato. Avaliar a perfusão e débito de dreno hemovac; Orientar sobre o abdutor entre os membros inferiores. Orientar quanto ao uso do trapézio. CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS: Observar a presença de edema , dor e rubor no membro operado, avaliando o risco de TVP(