enfermagem
INTRODUÇÃO
Rotavírus é a principal causa de doença e morte por diarréia em crianças menores de cinco anos, 2 milhões de hospitalizações e mais de 600 mil mortes no mundo todo. O desenvolvimento de uma vacina segura e efetiva contra rotavírus foi uma grande prioridade, especialmente, em países em desenvolvimento onde é mais elevada a carga da doença diarréica. Na América Latina o rotavírus é responsável pelos casos de diarréias de 13 a 71% dispensando cuidados e assistência médica. Essa vacina foi introduzida no Brasil em março de 2006, em função da magnitude e vulnerabilidade das doenças diarréicas em crianças menores de cinco anos.
A introdução da Vacina Oral Rotavírus Humano - VORH, no calendário de vacinação da criança a partir de 2006, foi inegavelmente uma demonstração de esforço do País em proteger antecipadamente as crianças de 6 a 24 meses das complicações decorrentes da infecção pelo rotavírus. É nesta faixa etária que se observa a maior carga da doença.
EPIDEMIOLOGIA (VORH)
Dados do DataSUS referentes ao ano de 2006 revelam que ocorreram nesse período 2.236 óbitos por doenças diarreicas em menores de 5 anos. Esse contingente, por região de procedência, totalizou: 1.291 óbitos na região Nordeste; 363 na região Norte; 348 na Sudeste; 143 na Centro-Oeste; e 91 na região Sul. O estado com a maior cifra foi a Bahia, onde ocorreram 271 óbitos por doença diarreica nessa faixa etária, e o de menor número de casos de óbito foi o Amapá, com apenas três mortes.
Dados de 2008 disponíveis na Sala de Situação do Ministério da Saúde revelam que, nesse ano, ocorreram 47.223 óbitos por doenças infecciosas e parasitárias na população brasileira. Desse total, 3.737 decorreram de diarreia e gastroenterite de origem infecciosa presumida e 1.128, de diarreia em menores de 5 anos, o que representa uma tendência decrescente em relação ao ano de 2006.
Neste contexto o Ministério da Saúde por meio do Programa