Enfermagem
1829-criação da junta de higiene pública
1851-Seu regulamento é editado, e quando os médicos tomam conta, começa a ser chamado de junta central de higiene pública
.
Tem como objetivo a inspeção da vacinação, o controle do exercício da.Medicina e a polícia sanitária da terra,que engloba a inspeção de alimentos, farmácias,armazéns de mantimentos, restaurantes, açougues,hospitais, colégios, cadeias, aquedutos, cemitérios,oficinas, laboratórios, fabricas e, em geral, todos os lugares de onde possa provir dano à saúde pública
Saúde na colônia e no império
Até 1850, a saúde pública era responsável pela delegação das atribuições sanitárias às juntas municipais; e controle de navios e saúde dos portos.
A junta não resolveu os problemas de saúde pública.
Mas, embora não tenha destruído as epidemias, ela marca uma nova etapa na organização da higiene pública no Brasil.
Saúde na república-1889
O objetivo do Estado era garantir a melhoria da saúde individual e coletiva e, por extensão, a defesa do projeto de modernização do País, pois a saúde dos operários inferia no seu desempenho.
No âmbito das políticas sociais, pela Constituição de 1891, cabia aos estados a responsabilidade pelas ações de saúde, de saneamento e de educação.
Saúde na república-1889
O quadro da saúde inclusive afetou a economia do país, visto que muitos navios estrangeiros não queriam atracar nos portos devido às epidemias.
A falta de um modelo sanitário para o País,deixava as cidades brasileiras à mercê das epidemias. No início do século XX, no RJ,presença de: varíola, a malária, a febre amarela e, posteriormente, a peste.
Saúde na república-1889
Como o estado necessitava melhorar a saúde e longevidade de seus operários, começou a investir na saúde em todos os setores da sociedade, não apenas em época de epidemia, ma sem todos momentos. Houve a criação de uma política de saúde.
Em 1899 com a epidemia da