enfermagem
O atraso menstrual é o achado que mais freqüentemente levanta a suspeita de gestação. A ausência da menstruação prevista é o primeiro indício de que possa haver a concepção. Entretanto, pacientes com menstruações irregulares, muitas vezes só suspeitam de gestação quando aparecem outros sintomas como náuseas e vômitos, aumento do volume e dolorimento das mamas, aumento da freqüência urinária, aumento de peso, aumento do volume abdominal e, mais tardiamente, com a sensação dos movimentos fetais.
Ao exame da mulher com atraso menstrual alguns sinais são altamente sugestivos de gestação: aumento do volume uterino e amolecimento do útero ao exame de toque.
Quando existir suspeita clínica de gestação, solicitam-se provas laboratoriais que detectam a gravidez, como a gonadotrofina coriônica humana (hCG).
GESTAÇÃO - DIAGNÓSTICO - ABC da Saúde http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?207#ixzz2bP3wM7sE
Fecundação
Fecundação é o nome que se dá quando um óvulo é fertilizado por um espermatozoide, durante o período fértil da mulher, dando início a uma gravidez. Ela também pode ser chamada de concepção e, geralmente, ocorre nas trompas de falópio. Depois de algumas horas, o zigoto, que é o óvulo fecundado, migra para o útero, onde irá desenvolver-se.
Sintomas da fecundação
Os sintomas da fecundação são um leve corrimento rosado e algum desconforto abdominal, semelhante a uma cólica menstrual. Por vezes, eles são tão sutis que as mulheres nem o percebem.
Como ocorre a fecundação
A fecundação ocorre da seguinte forma: um óvulo é liberado de um dos ovários, aproximadamente, 14 dias antes do primeiro dia do período menstrual iniciar e segue para uma das tubas uterinas.
Se houver espermatozoides presentes ali, a fertilização ocorre e o óvulo fecundado é transportado até o útero. Já na ausência de espermatozoide, a fecundação não ocorre, ocorrendo então a menstruação.
A situações em que mais de um óvulo é liberado e fertilizado,