Enfermagem
2 Print version ISSN 0034-7167
1 Rev. bras. enferm. vol.61 no.4 Brasília July/Aug. 2008
1 http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672008000400002
PESQUISA
Os direitos dos usuários da saúde em casos de infecção hospitalar
The rights of health users in cases of hospital infection
Los derechos de los usuarios de la salud en casos de infección hospitalaria
Cristina Maria Miranda de SousaI; Maria do Socorro da Costa Feitosa AlvesII; Maria Eliete Batista MouraI; Antonia Oliveira SilvaIII
IUniversidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN
IIFaculdade NOVAFAPI. Teresina, PI
IIIUniversidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB
Correspondência
RESUMO
O estudo objetivou apreender as Representações Sociais dos direitos dos usuários da saúde em casos de Infecção Hospitalar. Pesquisa exploratória com 28 profissionais da saúde e do direito de um hospital público de Teresina-PI. Os dados foram produzidos através de entrevistas e processados pelo software Alceste 4.8. Os resultados apontaram ancoragens sociais, psicológicas e psicossociológicas das representações da infecção hospitalar, objetivadas por imagens negativas e positivas, dimensionadas em aspectos culturais vigentes, que levam a necessidade de produção de representações como forma de minimizar os conflitos que esta problemática tem gerado, com um programa inovador capaz de incentivar práticas, com atenção aos direitos que os usuários da saúde têm de ser atendidos nos hospitais sem risco de adquirir uma infecção hospitalar.
Descritores: Direito à saúde; Infecção hospitalar; Psicologia social.
ABSTRACT
The study aimed ar apprehending the social representations of the health users in case of hospital infection. Exploratory research with 28 health and law professionals and of a public hospital of Teresina-PI. The data were produced through the interviews and processed by the software Alceste 4.8.