enfermagem
Aspectos gerenciais na formação do enfermeiro
Martins VA et al
ATUAÇÃO GERENCIAL DO ENFERMEIRO NA PERSPECTIVA
DOS RECÉM-EGRESSOS DO CURSO DE ENFERMAGEM
Managemental performance of the nurse in the perspective of the just-egresses of the nursing course
Actuación administrativa del enfermero en la perspectiva de los recién egresados del curso de enfermería
Vanessa Alves Martins
Janete Rodrigues da Silva Nakao
Neide Fávero
Resumo
Na prática profissional, os enfermeiros concentram-se na função administrativa distanciando-se do cuidado direto ao paciente.
Articular essas dimensões está difícil. Essa dificuldade talvez se deva ao despreparo do enfermeiro e a maneira desarticulada com que as instituições de ensino abordam esses conteúdos e os relacionam com a prática cotidiana do trabalho. O trabalho apresentado é um estudo descritivo, na forma “pesquisa de opinião” que busca conhecer a opinião de um grupo de pessoas acerca de um assunto. Foram realizadas entrevistas com alunos egressos do curso de enfermagem (2002), que ainda não estejam atuando na prática profissional com o objetivo de verificar como eles vêem a atuação gerencial do profissional enfermeiro e como eles avaliam o conhecimento adquirido na escola sobre as questões gerenciais. Os resultados demonstram que existe uma dicotomia entre assistência e gerencia em enfermagem tanto no mercado de trabalho como durante a formação profissional. alavras-cha vras-chav
Palavr as-chave: Enfermagem. Gerência. Área de atuação profissional.
Abstract
Resumen
In their professional practice, nurses are concentrated on administrative functions, thus taking distance from direct patient care. The articulation of these functions is difficult, perhaps due to the lack of preparation among nurses and the disjointed way in which teaching institutions deal with these contents and establish a relation with daily work practice.
This descriptive study takes the form of an “opinion poll”,