enfermagem no atendimento pre hospitalar
1. Introdução
Consideramos que o atendimento pré-hospitalar é toda e qualquer assistência realizada direta ou indiretamente fora do âmbito hospitalar através dos diversos meios e métodos disponíveis, com uma resposta adequada à solicitação a qual poderá variar de um simples conselho ou orientação médica ao envio de uma viatura de suporte básico ou avançado ao local da ocorrência, visando a manutenção da vida ou a minimização das seqüelas. O desenvolvimento desses serviços culmina com a necessidade de profissional qualificado que atenda as especificidades do cuidado de enfermagem a ser realizado, durante o APH ou a remoção inter-hospitalar, com vistas à prevenção, proteção e recuperação da saúde.
Entre as competências importantes para o exercício da prática de enfermagem no APH, estão o raciocínio clínico para a tomada de decisão e a habilidade para executar as intervenções prontamente.
2. METODOLOGIA
Trata-se de estudo que sera realizado, descritivo, exploratório, transversal, cuja população constitui-se de enfermeiros dos serviços públicos de atendimento pré-hospitalar da cidade de Cuiaba - MT, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Ambulância de Suporte Avançado.
2.1 CENÁRIO DA PESQUISA
A pesquisa sera realizada no âmbito da cidade de Cuiaba -MT, através dos serviços focados no Atendimento Móvel de Urgência – Ambulância de Suporte Básico e Avançado, onde o objetivo é estabelecer as competências de atuação do Enfermeiro no serviço de atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência.
2.2 QUESTÕES NORTEADORAS
Assim como todas as áreas que se iniciam, o atendimento pré-hospitalar tem suas carências, principalmente em matérias para pesquisa. Em inúmeras ambulâncias que vemos diariamente transitando em vias públicas, muitas delas ainda não tem a presença do enfermeiro.
Neste sentido, este estudo tem como objeto a inclusão da enfermagem no atendimento pré-hospitalar , e como questões