atividade case
É preciso conhecer, identificar bem o incêndio que se vai combater, antes de escolher o agente extintor ou equipamento de combate ao fogo. Um erro na escolha de um extintor pode tornar inútil o esforço de combater as chamas; ou pode piorar a situação, aumentando ainda mais as chamas, espalhando-as, ou criando novas causas de fogo (curtos-circuitos).
Os principais agentes extintores são os seguintes:
Água na forma líquida (jato ou neblina)
Espuma mecânica (a espuma química foi proibida)
Gases e vapores inertes (CO2, N, Vapor d ´água)
Pó químico
LAVA-OLHOS
1- Em princípio, estes equipamentos devem existir em locais de manuseio de produtos químicos, em situações de maior risco de projeção ou onde houver risco maior de queimaduras por calor.
2- Enquadram-se no definido acima os seguintes locais:
laboratórios com manuseio de produtos químicos oficinas ou áreas de manuseio de produtos químicos através de tubulações e seus acessórios.
3- Lava-olhos são equipamentos projetados de forma semelhante aos chuveiros de segurança, só que com o objetivo específico de livrar os olhos de contaminantes
4- É de vital importância que em áreas de manuseio de produtos químicos existam equipamentos que proporcionem este fluxo de água, tais como: chuveiros, lava-olhos ou bisnagas.
5- Chuveiros de segurança e lava-olhos, por serem equipamentos de emergência, devem ser mantidos de forma a estarem preparados para uso imediato a qualquer instante.
6- É de responsabilidade de cada setor manter em condições de uso os chuveiros de segurança e lava-olhos em local sob sua jurisdição.
CAPELAS
Equipamento imprescindível onde se manuseia produtos químicos ou particulados.
Ao fazer operações nas capelas deve-se:
Manter as janelas com o mínimo de abertura possível.
Deixar na capela apenas o material a ser analisado.
O sistema de exaustão da capela deve ser desligado, após 10 a 15