Assistência da enfermagem
Centro de Pós-Graduação, pesquisa e Extensão
Curso de Especialização em Enfermagem em Emergência
A Sistematização da Assistência de Enfermagem no
Atendimento Pré-Hospitalar
Orlando de Oliveira Júnior
Guarulhos, 2007
SUMÁRIO
Introdução 3
Desenvolvimento 17
Referência Bibliográfica 28
Introdução
O Ministério da Saúde define o estado de saúde como sendo o bem-estar psico-bio-social gozado pelo cidadão são. No intuito de promover a prevenção para alterações no estado de saúde-doença, o Ministério, por meio de políticas de saúde como o SUS, aplica os recursos, direcionando-os para programas como o PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA, SAMU e outros, permitindo a manutenção do agravo da saúde.
Pertinente ao trabalho, a temática aborda o programa SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA, o SAMU – 192, como sendo o representante da essência pré-hospitalar no Brasil.
É sabido o que o Atendimento Pré-Hospitalar no Brasil não surgiu com o início das atividades do SAMU – 192 e sim há muitos anos em São Paulo, com as Ambulâncias “CATA-LOUCO”, onde uma equipe composta por auxiliar de enfermagem e motorista promoviam a remoção do cidadão acometido de patologia psiquiátrica.
Levando em conta a abordagem anterior, qual a melhoro que é o Atendimento Pré-Hospitalar?
O Atendimento Pré-Hospitalar consiste em um conjunto de ações protocoladas com o intuito de estabilizar e/ou diminuir danos aos clientes em potencial, ou seja, as doravante denominadas vítimas, por serem estas pessoas literalmente vítimas da perturbação homeostática a qual são acometidas.
Tais perturbações homeostáticas surgem de diversos fatores, merecendo destaque os de ordem clínica, traumática, obstétrica, psquiátrica e pediátrica.
Apesar de ações protocoladas, tais ações tem fundamentação científica, o que produz indicação de profissionais habilitados para o