assistencia de enfermagem
Admissão: é o processo que ocorre quando o paciente entra em uma instituição de cuidados á saúde para permanecer por mais de 24 horas para cuidados e tratamento. Deve ser feito pela enfermeira.
Admissão envolve:
Autorização Médica Prévia: Encaminhamento do médico para internação - provavelmente vindo da emergência para clínica médica.
Departamento de admissão: (dados pessoais): Organização e preparação do prontuário, exames, tipo de enfermaria/solicitação da vaga – muitas vezes é feita por telefone previamente pela enfermeira da EME e a enfermeira da clínica médica.
O que devemos considerar no momento da admissão?
1. Vai mobilizar diversos setores e serviços do hospital: Farmácia, Serviço Social, Higienização e lavanderia. SADT, Nutrição....
2. Quanto ao paciente: ele vai se afastar temporariamente das atividades diárias e das relações familiares com isso gera medo e insegurança – medo do desconhecido
3. A admissão é feita pela enfermeira da unidade, pois ela terá condições de melhor avaliar o paciente recém admitido e atentar adequar os hábitos dele com as rotinas da instituição.
4. Deve ser recebido com gentileza e cordialidade para aliviar suas apreensões e ansiedade
5. A primeira impressão recebida é fundamental ao paciente e seus familiares, pois proporcionará confiança no hospital e na equipe e a sensação de segurança e bem estar.
Cuidados da equipe enfermagem
Se apresentar dizendo seu nome e sua função:
Receber o paciente e seus familiares com gentileza, chamando-o sempre pelo nome,
Antes de acomodar o paciente, certifica-se o leito a ser ocupado, evitando o transporte desnecessário do paciente,
Acompanha-lo até o leito, auxiliando ao deitar dando o conforto possível,
Apresentá-lo ao demais pacientes da enfermaria se houver,
Orientar quanto ao ambiente hospitalar o regulamento, suas dependências, explicando rotinas como horário de visitas médicas e familiares,