Radiologia
MÓDULO I
DISCIPLINA: VISÃO SISTÊMICA DE SAÚDE ( VSS )
PROF. CÍCERO ANTÔNIO
SAÚDE – DOENÇA
SAÚDE
Quando a Organização Mundial da Saúde foi criada, pouco após o fim da Segunda Guerra Mundial, havia uma preocupação em traçar uma definição positiva de saúde, que incluiria fatores como alimentação, atividade física, acesso ao sistema de saúde e etc.
A definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.
Saúde – ausência de doença
Doença – falta ou perturbação da saúde
Saúde (OMS) – é um completo estado de bem-estar físico, mental e social, e não meramente ausência de doença.
Saúde (Aurélio) – é o estado do indivíduo cujas funções orgânicas, físicas e mentais se acham em situação normal
Saúde é o resultado do equilíbrio dinâmico entre o indivíduo e o seu meio ambiente.
Determinantes da saúde
Os estudos epidemiológicos revelam que uma grande parte dos problemas de saúde causadores de morte e morbilidade estão relacionados com o estilo de vida, no qual se incluem os comportamentos de saúde. Entre as condutas nocivas para a saúde estão o consumo de drogas (tabaco, álcool e drogas psicotrópicas); o sedentarismo; a alimentação desregrada (excesso de gorduras inadequadas e hidratos de carbono, defeito de fibras e vitaminas) e insuficiente (em termos quantitativos).
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os principais determinantes da saúde incluem o ambiente social e econômico, o ambiente físico e as características e comportamentos individuais da pessoa.
O AMBIENTE SOCIAL e ECONÔMICO: são fatores essenciais na determinação do estado de saúde dos indivíduos dado o fato de que altos níveis educacionais estão relacionados com um alto padrão