Enfermagem Fratura da Pelve
O que é fratura da Pelve?
Os ossos que compõem a pelve unem o esqueleto axial (coluna vertebral) aos membros inferiores. Estas lesões são graves e decorrentes de trauma de alta energia, com frequência levam ao óbito. Podem apresentar uma soltura completa osteo-ligamentar entre a coluna vertebral e os membros inferiores. O tratamento cirúrgico destas lesões é complexo, exigindo habilidade e conhecimento das técnicas existentes para as suas diversas faces. As fraturas de pelve podem ser estáveis ou instáveis, e sua extensão dependerá do tipo de acidente. A evolução da lesão nem sempre é regular, visto que em consequência da fratura podem ocorrer duas complicações graves, como a hemorragia e o choque hipovolêmico - devido à grande perda sanguínea. Além destas pode haver complicações pulmonares, embolias gordurosas, complicações tromboembólicas e osteomielite, levando assim a maior mortalidade e morbidade relacionada às fraturas de pelve.
As causas
As fraturas da pelve são decorrentes de acidentes de grande impacto sobre a cintura pélvica, relacionadas frequentemente a quedas de grande altura, traumas por esmagamento com maquinário pesado e, em sua maioria, por acidentes de trânsito.
Cuidados de enfermagem
O alto grau de complexidade e abrangência
Que envolve cuidado a este tipo de paciente exige da enfermagem ações articuladas integradas e contínuas. Faz se necessário um processo de enfermagem adequado que organize e sistematize o cuidado de enfermagem .
Pré-operatório
Colher uma história detalhada , incluindo o mecanismo de lesão fazendo um exame completo da extremidade afetada à procura de edema, hematoma, crepitação, perda da função, deformidade, descoloração da pele, posição alterada e mobilidade anormal do membro afetado, além de abrasões, lacerações, atentando para a integridade do
Envoltório e de partes moles
A perfusão tecidual das extremidades deve ser avaliada assim