ENFERMAGEM DO TRABALHO
PAULO GEORGE MONTEIRO CORREIA / RU: 600022
ENFERMAGEM DO TRABALHO
Trabalho acadêmico apresentado como requisito para conclusão da disciplina de Enfermagem do Trabalho II do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho, IBPEX – Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão S/S Ltda.
GOVERNADOR ARCHER
2013
Introdução
Fatores sociais, econômicos, políticos, culturais, ambientais, comportamentais e biológicos são condicionantes e resultantes para a saúde. Dessa forma a promoção da saúde compreende um conjunto de ações desenvolvidas pela população, pelos serviços de saúde, pelas autoridades sanitárias e outros setores sociais e produtivos, dirigidas para o desenvolvimento de melhores condições de saúde individual e coletiva.
A enfermagem como uma área do conhecimento que se preocupa com o cuidado prestado aos seres humanos por outros e é nessa perspectiva que se constitui a base da articulação entre a enfermagem como profissão e a saúde do trabalhador como foco de intervenção (EBLILNG e CARDOSO, 2010).
A área de saúde do trabalhador busca a preservação, manutenção, promoção e recuperação dos trabalhadores, mas para tanto se faz necessário um gerenciamento realizado pelo enfermeiro de modo que possa vir configurar como ferramenta/instrumento do processo do “cuidar”, podendo ser entendido como um processo de trabalho específico e assim, decomposto em seus elementos constituintes como o objeto de trabalho (recursos humanos e organização do trabalho), tendo como finalidade recursos humanos qualificados e trabalho organizado para assim, obter as condições adequadas de assistência e de trabalho.
A segurança do trabalho pode ser entendida como um conjunto de medidas que visam minimizar acidentes, protegendo a integridade e a capacidade do trabalhador, portanto o enfermeiro pode colaborar na minimização de acidentes de trabalho nas diversas áreas, usando de métodos de prevenção e