Enfermagem Cateterismo vesical, aferição de P.A
Indicações: quando o paciente está impossibilitado de urinar
- colher urina asséptica para exames
- preparo pré-parto, pré-operatório e exames pélvicos (quando indicados)
- incontinência urinária.
MATERIAIS
Bandeja de cateterismo vesical, Bolsa coletora de urina, Sonda Foley, seringas e agulhas, Agua destilada, PVPI tópico (não arde), Esparadrapo, Lidocaína em gel, Campo fenestrado, luvas estéreos e de procedimento. Biombo.
PASSO A PASSO
Primeiro arrumação dos matérias necessário para o cateterismo, depois fazer assepsia do órgão sexual do paciente usando a gazes e PVPI tópico, depois deste procedimento colocar o campo fenestrado , aplica a xilocaína gel, abrir a sonda junto ao paciente, depois coloca-la bem devagar até o fim, a onde saíra urina , depois você ira colocar agua destilada no Cuff
TERMOS TECNICOS (URINA)
Anuíra: falta de urina
Oliguria: Pouca urina em menos de 24 horas
Polaciuria: urinar varias vezes e sair pouca urina
Disuria: Dor ao urinar
Ematuria: sangue na urina
Poliuria: urinar muito
Coluria: urina com cor de coca- cola
CISTITE- infecção
PRESSÃO ARTERIAL (P.A)
A P.A é a medida em dois tipos, pressão arterial sistólica, e diastólica.
SISTOLICA: geralmente este valor é denominado de pressão arterial máxima, e é correspondente ao valor medido no momento em que o ventrículo esquerdo bombeia uma quantidade de sangue para a aorta
DIASTOLICA: normalmente este valor é conhecido como a pressão arterial mínima, correspondente ao momento em que o ventrículo esquerdo volta a encher-se para retomar todo o processo da circulação. Este valor geralmente está dentro da média dos 80 mmHg.
CUIDADOS AO AFERIR A P.A
- calibrar o aparelho – braço na altura do coração- paciente sentado ou deitado- não consumir bebidas alcoólicas, não fumar e esvaziar a bexiga – um descanso de 5 a 10 minutos- posição correta do manguito- Não conversa durante a aferição.
S.S.V.V (temperatura, pulso, frequência