energias
a) 4,0 m
b) 3,8 m
c) 3,4 m
d) 3,0 m
e) 2,8 m
2. (FUVEST-SP) Uma bola de 0,2 kg é chutada para o ar. Sua energia mecânica em relação ao solo vale 50 J. Qual é a sua velocidade quando está a 5 m do solo? (g = 10 m/s2)
3. (UFRGS) Na modalidade esportiva de salto com vara, o atleta salta e apóia-se na vera para ultrapassar o sarrafo. Mesmo assim, é uma excelente aproximação considerar que a impulsão do atleta para ultrapassar o sarrafo resulta apenas da energia cinética adquirida na corrida, que é totalmente armazenada na forma de energia potencial de deformação da vara.
Na situação ideal – em que a massa da vara é desprezível e a energia potencial da deformação da vara é toda convertida em energia potencial gravitacional do atleta -, qual é o valor aproximado do deslocamento vertical do centro de massa do atleta, durante o salto, se a velocidade da corrida é de 10 m/s?
a) 0,5 m.
b) 5,0 m.
c) 6,2 m.
d) 7,1 m.
e) 10,0 m.
4. Um bloco, com 0,2 kg de massa, é abandonado de uma altura de 0,3 m de um plano inclinado e percorre um plano horizontal e comprimindo uma mola disposta conforme a figura. Desprezando os atritos:
a) descreva as transformações de energia envolvidas nesse movimento;
b) calcule a energia ganha pela mola (Energia Potencial Elástica);
c) determine a deformação da mola sabendo que sua constante elástica k = 1,2 N/m;
5. Uma bala de revolver é disparada verticalmente para cima é atinge a altura máxima de 4.000 m acima do ponto de disparo. Considere g = 10 m / s2 e despreze a resistência do ar. Determine a velocidade com que a bola saiu do cano do