Energias
Podemos definir energia como algo que produz ou pode produzir uma ação. Ela não pode ser criada nem destruída, apenas transformada. Podemos encontra-la em varias formas, tais como: Energia mecânica, cinética, gravitacional, potencial, elétrica, química, radiante, térmica, eólica, nuclear, sonora, calorífica, etc.
Energia Renovável
Definimos como energia renovável, toda a energia que se origina de fontes naturais que possuem capacidade de renovação, ou seja, que não se esgotam.
As vantagens de se usar a energia renovável é que causam menos impacto ao meio ambiente e, na situação que o planeta se encontra hoje, é indispensável o uso delas.
Vejamos alguns exemplos a seguir.
Energia Hídrica.
A energia hídrica não é nada mais do que, a energia que podemos retirar da água. É resultado da transformação da energia potencial da massa de água em energia cinética de rotação da turbina hidráulica, que por sua vez, se transforma em energia elétrica.
Energia Maremotriz
Podemos aproveitar a energia que vem do mar por meio da energia térmica e da energia contida no fluxo das marés, nas correntes marítimas e nas ondas - é classificada como limpa e autossustentável.
A energia maremotriz é uma forma de produção de energia proveniente da movimentação das águas dos oceanos, por meio da utilização da energia contida no movimento da água devido às marés. Dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidas: energia cinética das correntes devido às marés; e energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa.
Biomassa
A biomassa é um material composto principalmente de substâncias orgânicas. A energia é obtida através da queima da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas.
Essa fonte energética é renovável, pois a sua decomposição libera CO2 na atmosfera, que, durante seu ciclo, é transformado em hidratos de carbono, através da