Energias renováveis
Actualmente, cerca de 95% da energia utilizada é produzida a partir do carvão, urânio, petróleo e gás natural, isto é, de fontes de energia não renováveis. A produção de carvão, urânio, petróleo e gás natural não pode continuar, cada vez à mais necessidade de recorrer às energias renováveis. Sendo que as alternativas possíveis são: a energia solar, a energia eólica, a energia geotérmica, a energia da biomassa, a energia hidroeléctrica, a energia das ondas e a energia das marés, também pode ser designada por energia marmotriz.
Energia solar
O termo energia solar refere-se geralmente à utilização directa dos raios solares na produção de energia.
A energia solar é inesgotável, ou seja a natureza vai repondo-a à medida que o Homem a gasta. A energia solar pode ser utilizada no aquecimento da água através de painéis solares ou na produção de energia eléctrica, com base em células fotovoltaicas.
Vantagens:
A energia solar não polui durante o seu uso. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável. As centrais necessitam de manutenção mínima. Os painéis solares são cada dia mais potentes, ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável. A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois a sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.
Desvantagens:
Um painel solar consome uma quantidade enorme de energia para ser fabricado. A energia necessária para a fabricação de um painel solar pode ser maior do que a energia gerada por este. Os custos são muito elevados, quando comparados com outros tipos de energia. Existe variação das quantidades produzidas de acordo com a situação atmosférica (chuvas, neve...), além de