Energias renováveis: Ondas e marés
A electricidade produzida neste processo é suficiente para iluminar as povoações o funcionamento é igual aos moinhos. A diferença entre as marés é criar um jacto. O moinho tem de ser construído onde as águas do rio sob pressão da maré- alta avançam para as margens. A 23 de Setembro de 2008 foi inaugurado a primeira fase do parque de energias das ondas, em frente à praia da Aguçadoura (Póvoa do Varzim) foi a primeira central do mundo com elementos experimentais. Houve uma empresa Escocesa que forneceu os respectivos transformadores e geradores, de electricidade. Trata-se de grandes tubos cerca de 30m que estão, ligados entre articulação que atravessa as ondas e estas fazem mover um tubo de cada vez que corre e desliza com muita facilidade.
Energia das ondas: são utilizadas por geradores.
Existem várias formas potenciais de aproveitamento da energia dos oceanos: energia das marés, energia associada ao diferencial térmico (OTEC), correntes marítimas e energia das ondas.
Actualmente a energia das ondas é uma das formas de energia dos oceanos que apresenta maior potencial de exploração, tendo em conta a força das ondas e a imensidão dos oceanos.
A energia das ondas tem origem directa no efeito dos ventos, os quais são gerados pela radiação solar