Energias Renovaveis
Alguns bons exemplos de matérias primas utilizadas para obtenção de energia renovável que tem rápida recuperação são a cana de açúcar utilizada na produção de etanol e a biomassa que pode ser utilizada para produção de biodiesel e biogás. Todas essas matérias primas são de renovação rápida e o produto retirado delas gera grande quantidade de energia pela sua queima em motores de combustão ou usinas termoelétricas.
Por mais diferenças que as fontes de energia acima citadas apresentem em relação aos combustíveis fósseis, uma coisa em comum torna-as não tão limpas quanto outras formas de energia, a queima. Por mais que a produção dos biocombustíveis seja extremamente eficaz do ponto de vista ecológico, reciclando lixo verde e utilizando fontes renováveis, a queima destes combustíveis ainda é um grande fator poluente, ainda que menos agressivo que os combustíveis fosseis, os biocombustíveis não tem a capacidade de, sozinhos, serem uma única fonte de energia para humanidade.
A resposta para a questão da obtenção de energia limpa para um futuro sustentável vem da mescla entre varias formas de obtenção de energia, cada uma com uso direcionado de acordo com suas vantagens e desvantagens.
Após a análise de variadas fontes de energia renovável, a lista que segue traz os mais importantes pontos positivos e negativos das mais importantes fontes de energia e de algumas completamente novas.
Energia geotérmica é a energia obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra. Em certos locais, fazendo furos de apenas 100 metros é possível alcançar calor útil, assim como existem zonas onde contém nascentes de água quente completamente espontâneas.