Energia
A região Nordeste do Brasil vem se destacando no setor de geração de energia eólica, graças a sua localização geográfica, onde ocorrem ventos com força suficiente para proporcionar a captação dessa energia.
Nesse contexto o Estado do Rio Grande do Norte vem crescendo de forma significativa no setor de geração desse tipo de energia como é o caso do oeste potiguar, que vem recebendo investimento no setor já algum tempo. Esses investimentos podem trazer consigo uma melhoria quanto à situação da educação básica da região, desde que haja interesse tanto por parte das empresas que estão investindo no setor energético quanto por parte do governo, sendo este o principal responsável pela sua aplicação.
Para que haja mão de obra necessária para atender as empresas do setor tem-se verificado a necessidade de qualificação técnica por parte das instituições de ensino técnico, visto que a maior parte dos profissionais vem de outras regiões ou até mesmo de outros países.
Fato semelhante ocorre com as estruturas utilizadas para construção das usinas eólicas, onde apesar do governo brasileiro realizar algumas restrições para que seja utilizado um percentual de produtos nacionais, sabe-se que os projetos de pesquisa e desenvolvimento são provenientes de outros países. Essa realidade pode ser modificada a médio e longo prazo com investimentos na área de pesquisa,