Energia Éolica
Energia Eólica
Aluno
Turma:
Professora
Belo Horizonte
17 de janeiro de 2014
Introdução
Controlar o vento sempre esteve no imaginário humano. Desde as Grandes Navegações, até a construção dos moinhos de vento, para mover cereais e bombear água. Desde então, o vento sempre esteve presente no cotidiano do homem, e a cada dia, vão se descobrindo novas formas de se utilizar o vento para o benefício humano.
Este trabalho então falará sobre a Energia Eólica, uma fonte de energia limpa e renovável, bem como da conversão deste tipo de energia em energia elétrica, seu armazenamento e a situação atual de sua utilização no Brasil e no Mundo, além de suas vantagens e desvantagens.
O que é o vento?
Antes de sabermos o que é a Energia Eólica, devemos definir o conceito de vento. O vento nada mais é do que o movimento de massas ar na atmosfera, de um lugar com pressão atmosférica maior para um lugar com pressão atmosférica menor.
Formação dos ventos. Retirada de: http://www.escolanautica.com.br/coluna/vento01p8.jpg
A Energia Eólica
A energia eólica é então a energia provinda da força dos ventos, sendo, portanto, uma energia limpa e renovável, além de estar disponível em todo o planeta. A quantidade de energia que pode ser produzida em certo lugar depende de vários fatores, como a força dos ventos que lá existem, a regularidade dos mesmos, se o lugar está sujeito à passagem de fenômenos climáticos como tufões e tornados, dentre outros. Tudo isso contribui para a medida do potencial eólico de cada lugar.
Como é produzida
A energia produzida através de fenômenos caracterizados pelo deslocamento das massas de ar é feita por uma hélice gigante conectada a um gerador que produz eletricidade. Essas turbinas de vento estão conectadas sob uma central de transmissão de energia, formando então uma central eólica.
Energia elétrica a partir de geração eólica. Retirada