Energia e Trabalho
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BÁSICAS
DISCIPLINA DE FÍSICA I
TRABALHO LABORATÓRIAL Nº 3:
Energia e Trabalho na Translação
DISCENTES: DOCENTES:
HENRIQUE IRAN MARQUES LUIS JOAO
IDELFONSO MACINGARRELA JOSÉ BRAIMO
MAPUTO
27/05/15
Indice
Objetivos 2
Introdução 3
Resumo teórico 4
Materiais usados 7
Analise dos resultados 8
Conclusão 10
Objetivos
Determinar o coeficiente de atrito, a velocidade de translação e o trabalho realizado, aplicando considerações energéticas.
Introdução
E conveniente estudamos em primeira instância o trabalho. Entendemos trabalho com o algo que nós façamos e de alguma forma deixo-nos cansados de várias formas o trabalho pode ser feito. Relacionando alguma força para desloca um objeto, fazer algum tipo de movimento, ou até mesmo, a própria fala a fim de realiza alguma ação de um determinado grupo, explicações (comunicação, instruções e etc.) ou venda de certo produto.
Em física trabalho é algo mais específico, e é o que se ira abordar neste presente trabalho.
Resumo teórico
ENERGIA
Energia é a capacidade de realizar trabalho. Energia cinética está associada ao movimento do corpo (cine = movimento). Quando a força resultante (F) que atua sobre o corpo de massa m é não nula, esta imprime uma aceleração (a), fazendo com que haja variação da velocidade do corpo. Quanto maior a velocidade do carro, maior a energia cinética. Se consideramos um caminhão que tivesse a mesma velocidade do carro, mas possui maior massa, maior também será o trabalho realizado, ou seja, maior a energia cinética. Pode-se observar esta situação em uma colisão do carro e do caminhão com um poste. Na colisão do caminhão com o poste, o trabalho é maior, do que o do carro com o poste. Obviamente o carro vai ficar mais danificado.
No caso de uma tábua deslizando sobre um mesmo