Energia E lica
A geração de energia elétrica por meio de turbinas eólicas constitui uma alternativa para diversos níveis de demanda. As pequenas centrais podem suprir pequenas localidades distantes da rede, contribuindo para o processo de universalização. Quanto as centrais de grande porte, estas tem potencial para atender uma significativa parcela do Sistemas
Interligado Nacional (SIN) com importantes ganhos: Contribui para a redução de emissão, pelas usinas térmicas, de poluentes atmosféricos; diminui a necessidade de contrução de grandes reservatórios; e reduz o risco gerado pela sazonalidade hidrológica.
A Energia Eólica são consideradas energias renováveis ou limpas, pois não poluem ao meio ambiente. Sua exploração começou a partir da década de 1970, no qual só houve uma busca quando ocorreu a crise do petróleo, e os países europeus começaram a invertir em outras formas de energia.
Ela é gerada através de turbinas( aerogeradores)
, que são colocados em lugares abertos e com boa qualidade no ar.
Através de um gerador, o movimento destas turbinas gera energia elétrica. Atualmente cerca de 1% da energia utilizada é gerada por esse tipo de fonte. O potencial de exploração é grande, porém a capacidade eólica mundial é de 238,4 GW (Gigawatts). Os países que mais geram energia eólica:
1º China (62,7 mil megawatts)
2º Estados Unidos (46,9 mil megawatts)
3º Alemanha (29 mil megawatts)
4º Espanha (21,6 mil megawatts)
5º Índia (16 mil megawatts)
6º França (6,8 mil megawatts)
7º Itália (6,7 mil megawatts)
8º