Energia e Agua
O consumo de água:
Na descarga: Uma válvula de vaso sanitário chega a consumir 20 litros de água tratada quando acionada uma única vez. Aperte apenas o tempo necessário e não jogue lixo no vaso para não entupir a rede de esgoto.
No banho: Um banho demorado chega a gastar 135 litros de água limpa, o que equivale a 70 garrafas pets. Banhos de no máximo 5 minutos economizam água e energia elétrica. Para economizar água no banho, em vez de passar o tempo todo com o chuveiro ligado, a torneira deve ser aberta somente para se molhar, em seguida o chuveiro deve ser fechado, enquanto é feita a higiene com sabonete e shampoo. Na escovação dos dentes: Escovar os dentes com a torneira aberta gasta até 25 litros da água recomenda-se que os dentes sejam escovados primeiramente, para depois abrir a torneira. A economia pode ser ainda maior se for usado apenas um copo com a quantidade adequada para o enxágue.
Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros d’água por minuto. A torneira pingando gasta 46 litros por dia.
Na lavagem de louças: Lavar as louças, panelas e talheres com a torneira aberta o tempo todo acaba desperdiçando até 105 litros de água. O certo é primeiro escovar, ensaboar e depois enxaguar tudo de uma só vez.
Na lavagem de carros: Com a mangueira aberta continuamente se consome, em média, 600 litros equivalente a 360 litros de garrafas pets. Com um balde, esse número cai para aproximadamente 60 litros.
Cálculo da tarifa de água e de esgoto
A prestação dos serviços de distribuição de água e captação de esgotos sanitários será faturada sob a forma de valores, de modo que atenda aos custos de operação, manutenção e expansão do sistema de abastecimento de água. Os valores de água e esgoto cobrados pela SAEG são progressivos, considerando as faixas de consumo de cada categoria de consumo. Os valores são fixados pelo Anexo tarifário do Regulamento em vigência, considerando as portarias de realinhamento