Água como fonte de energia
Água como fonte de energia
Justificativa:
Atualmente nos espaços sociais é constante a colocação de temas em pauta como sustentabilidade e preservação ambiental. Sabemos que esses temas são discutidos em diversas esferas sociais.
A escola como um ambiente de socialização não poderia ficar alheia a esses debates. As instituições escolares têm desenvolvido vários programas para diminuir o impacto da humanidade na terra ou recuperar os estragos que fizemos no planeta.
Entretanto, percebemos que a proposta de modificar o quadro de desrespeito à natureza através de pequenos atos (como, por exemplo, recolher latinhas e construir objetos com sucatas) que nada interferem no cotidiano, tem sido pouco eficaz.
Em nossa opinião, faz-se necessário, em primeiro lugar, a consciência dos alunos sobre a importância de se preservar um bem comum que é a natureza e o respeito á terra em que habitamos. Para se conscientizar é preciso construir um conhecimento significativo, para depois colocar todo o aprendizado em questões práticas e cotidianas.
Pretendemos, então, através do tema água como fonte de energia, fazer as conexões necessárias para que esta conscientização (consciência e ação) aconteça verdadeiramente no espaço escolar e que dele vá além como uma semente lançada no meio social do aluno.
Escolhemos o tema água como fonte de energia, pois acreditamos ser este essencial para reflexão da sustentabilidade.
Pensamos este tema para turmas de 3º ano do fundamental, pois podemos perceber a consciência limitada que estes alunos têm de energia. É preciso compreender o tema e sua contextualização ambiental, por isso, citaremos hidroelétricas como um desdobramento do tema.
Metodologia:
1ª atividade: Conhecimentos prévios a partir de conversa informal com os alunos:
• O que é energia?
• Em que situações utilizamos energia?
• De onde vem a energia que utilizamos
• Por que a