ENERGIA SOLAR
A energia solar é limpa e renovável, portanto apresenta muitas vantagens para o meio ambiente e saúde das pessoas, pois não há emissão de gases poluentes ou outros tipos de resíduos. Porém, veremos abaixo que ela também apresenta algumas desvantagens.
Vantagens
- Ela é renovável, ou seja, nunca acaba.
- É uma energia limpa, ou seja, não gera poluentes para o meio ambiente.
- Baixo custo de manutenção dos equipamentos usados.
- É uma excelente fonte de energia em locais não atendidos por outras fontes de energia. A energia hidrelétrica, mais consumida no Brasil, não chega em locais de dificil acesso ou com grandes dificuldades para instalação de torres e cabos de energia elétrica.
- O equipamento pode ser instalado em residências, baixando o custo da conta de energia elétrica.
Desvantagens
- Em dias de chuva ou com baixa incidência de sol (dias nublados) diminui a geração de energia. No período da noite não ocorre a produção de energia.
- O custo para compra e instalação dos equipamentos ainda é alto no Brasil.
Você sabia?
- Somente cerca de 1% da energia produzida e consumida no mundo atual é de energia solar. Mas a boa notícia é que a produção de energia solar está aumentando a cada ano.
Definição
Energia solar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa). Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltáicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água.
Vantagens
A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois não polui o meio ambiente e não acaba.
Custo e armazenamento
A energia solar ainda é pouco utilizada no mundo, pois o custo de fabricação e instalação dos painéis solares ainda é muito elevado. Outro problema é a dificuldade de armazenamento da energia solar.
Maiores produtores
Os países que mais produzem energia solar