Energia Solar
A constante solar, que é o total de energia enviado a terra, vale 1.9 cal/cm2x min ou 1.3 KW/m2.
Mas sabemos que a terra não absorve completamente as radiações solares não é mesmo? Ela reflete cerca de 30% desta energia, que volta para o espaço, e os 70% alcança a superfície terrestre, portanto a energia que a terra recebe vale 1.4 cal/cm2x min ou 0.91KW/m2.
Mesmo refletindo parte da energia, a quantidade que a terra recebe é muito grande, e sendo aproveitada, pode suprir a necessidade energética da população mundial. Porém o grande problema é como captar essa energia de modo econômico para que seu aproveitamento valha á pena.
Como pode ser captada?
Bem, a energia solar pode ser captada basicamente de três maneiras, através da Captação Passiva, Captação por Coletores Solares e através da Captação por Painéis Fotovoltaicos, processo este que é o mais utilizado. Veremos a seguir, como cada processo é realizado.
Captação Passiva
Este é o processo mais antigo, ele é realizado juntamente com o apoio da arquitetura, pois são instalados em residência, indústrias, etc., telhados e janelas apropriados para receber maior quantidade de radiação solar, desse modo, haverá economia de energia elétrica devido à utilização do aquecimento e iluminação de forma natural através do sol.
Captação por Coletores Solares
Nesse processo utilizam-se placas ou coletores solares nos telhados de casas e prédios expostos ao sol. Estas placas captam a energia solar que será utilizada para aquecer líquidos, principalmente a água, que estão em canos debaixo da placa. A água aquecida será utilizada domesticamente como para tomar banho, ou industrialmente.
Observe a figura abaixo:
Veja que a água