Energia solar termica
Instituição: Escola Estadual Benedito Waldemar da Silva.
Professora: Bruna Bezerra e Silva.
Série: 3º “A”
Componentes: Mirianne, Natália A., Verônica, Sâmara, Natália F., Paloma, Douglas.
Introdução
Energia Solar Térmica
A energia solar térmica consiste no aproveitamento de calor solar através do uso de painéis solares térmicos.
De modo muito esquemático, o sistema solar térmico funciona da seguinte forma: o coletor ou painel solar capta os raios de sol, absorvendo assim sua energia em forma de calor, através do painel solar faz-se passar um fluido (normalmente a água) para que o calor seja absorvido pelo painel e transferido para o mesmo, o líquido aumenta sua temperatura e é, então, armazenado ou levado diretamente ao ponto de consumo.
As aplicações mais conhecidas desta tecnologia pelo mundo são o aquecimento de água para banho, aquecimento de ambientes por radiação de calor e pré-aquecimento para processos industriais.
Outras aplicações são o aquecimento de piscinas cobertas ou ao ar livre e também usos emergentes como climatização ou frio solar através da alimentação de bombas de absorção.
Dependendo da aplicação, utilizam-se diferentes tipos de coletores ou painéis solares, variando também a complexidade da instalação. Desta forma, podemos usar painéis solares planos para o aquecimento de água para banho, tubos de vácuo em zonas especialmente frias ou em aplicações de aquecimento e climatização, e até coletores de polipropileno em cobertura para estender a temporada de uso de piscinas ao ar livre.
Quanto às instalações, podemos encontrar desde equipamentos compactos para fornecer água quente para uma família, até instalações mais complexas com fluidos portadores de calor diferentes da água, trocadores de calor, grandes depósitos de acumulação, etc.
Hoje, podemos dizer que o aproveitamento da energia térmica solar é uma tecnologia madura e confiável, que os investimentos