Energia solar termica
A energia solar convertida em calor utilizável racionalmente. O potencial dessa energia é fantástico, é bem superior a energia necessária para o mundo inteiro. O cientista suíço Horace-Benedict, do século XVIII foi o precursor dos primeiros painéis solares.mas, desde a antiguidade, já se usava a energia solar de forma inteligente. A energia solar já era considerada na arquitetura, com a construção voltada para o aproveitamento da energia solar térmica para aquecer no inverno. A primeira patente mundial para um sistema solar direcionado para aquecer a água, foi do americano Clarence M. Kemp, em 1891.
A energia contida na luz solar vem sob a forma de irradiações elétrica magnéticas, em ondas infravermelhas (longas) a ultravioletas (curtas). A energia solar, no pico, atinge 1000 watts por metro quadrado. Um coletor solar térmico é aplicado a painéis que aquecem água ou, em instalações mais complexas, aquecem também o ar. Os coletores aquecem a água, e os vapores são usados para girar a turbina gerando eletricidade.
Os coletores solares têm duas categorias: concentradores e não concentradores. Os coletores de pratos são os tipos mais comuns, são rasos, escuros, que absorvem a energia solar; ele tem ma película transparente que permite a passagem da luz solar e reduz as perdas de calor; um líquido de aquecimento para transportar o calor remoto do absorvedor e um revestimento de fundo para o calor. Existem muitos tipos de configurações de canos de absorvedores, entre os quais, harpa e serpentina.
Coletores de tubo evacuador usam canos aquecidos para seu interior. Eles são compostos de vários tipos de tubos de vidro, cada um com prato absorvedor fundido a um cano aquecido, o calor é transferido para o líquido de transferência de um sistema de águas quentes sanitárias ou aquecimento de hidrônico de espaços, num transferidor de calor chamado mainfold. Os coletores solar de ar aquecido são usados para aquecimento de espaços. Os sistemas espelhados