TREZE CAMPEÃO BRASILEIRO
As moléculas constituintes da matéria estão em contínuo movimento, denominado agitação térmica. A energia cinética associada a esse movimento é chamada energia térmica. Se colocarmos água em presença da chama de um bico de gás, o movimento de suas moléculas tornar-se-á mais intenso: a energia térmica aumentará. Se colocarmos a água em presença de gelo, ocorrerá uma diminuição do movimento molecular: a energia térmica diminuirá.
A energia térmica pode ser obtida por pelo menos três formas: Combustão ou queima de materiais: transformação de energia química em energia térmica. Na queima de materiais há liberação de calor porque os gases que resultam da combustão estão numa temperatura muito maior que a do meio ambiente. Há propagação de energia térmica dos gases para todo o ambiente ao seu redor devido a essa diferença de temperatura. Exemplo: a queima do gás no fogão de cozinha; Atrito: transformação de energia mecânica em energia térmica. Exemplo: esfregar as mãos; Resistência elétrica: transformação de energia elétrica em energia térmica. Exemplo: a resistência que aquece a água dentro do chuveiro.
Energia térmica
A energia térmica é proporcional à temperatura e corresponde à diferença entre a energia interna de um objeto a certa temperatura e a que ele teria à temperatura de zero absoluto.
No caso de partículas livres, a energia térmica consiste na energia cinética média das partículas.
A energia térmica é a energia associada ao movimento microscópico aleatório das partículas que constituem um determinado meio. Desta forma, significa que deveríamos conseguir relacionar a energia cinética com a temperatura, de alguma forma, pelo que iremos procurar essa relação.
Para um gás ideal, em que a energia potencial associada com as forças intermoleculares se assume nula, as únicas interações existentes, nessa escala, são colisões perfeitamente elásticas entre as moléculas. Se ignorarmos a energia potencial atómica e