sist. de informação
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA - CCEN
Sistema de Informação 2013.1
Ananda Almeida
Patrick Costa
Rayane Martins
Rebeka Vogeley
Rita Brito
Wander Garrido
TELECOMUNICAÇÃO E REDES
Recife
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA - CCEN
Trabalho solicitado pelo professor José Queiroz para a cadeira de Introdução a Sistemas de informação.
Recife
2013
Estudo sobre Dados, Informação e Conhecimento.
Dados:
“Dados são itens referentes a uma descrição primária de objetos, eventos, atividades e transações que são gravados, classificados e armazenados, mas não chegam a ser organizados de forma a transmitir algum significado específico” (Turban, McLean e Wetherbe, 004, pg. 63).
Ou seja, serve para uma percepção inicial do observador sobre um fato, situação ou objeto, mas na sua forma primaria, bruta, e de forma não organizada ou que possa ser transmitido. Tem uma estrutura fácil.
Informação:
“Informação é todo conjunto de dados organizados de forma a terem sentido e valor para seu destinatário. Este interpreta o significado, tira conclusões e faz deduções a partir deles”. (Turban, McLean e Wetherbe, 2004, pg. 63).
Isto é, os dados depois de analisados, avaliados, e organizados agora sim toma forma de informação, e pode ser lido e entendido. Mas para chegar numa única interpretação é necessário chegar num consenso por parte de uma equipe ou até mesmo de um especialista. A informação é de necessidade extrema numa empresa, é a partir deles que se gera os conhecimentos nos devidos setores. Ela é precisa, completa e confiável.
Conhecimento:
“Conhecimento consiste de dados e informações organizados e processados para transmitir compreensão, experiência, aprendizado acumulado e técnica, quando se aplicam a determinado problema ou atividade”. (Turban, McLean e