energia solar na agricultura
Resumo
A energia solar é uma fonte limpa e renovável aos combustíveis fósseis, e apresenta diversas formas de usa-la; uma delas e o uso no meio rural, pois essa energia é abundante e gratuita, e assim ajudando na economia. O objetivo é valorizar o pequeno produtor rural através do desenvolvimento local integrado, para que promova a emancipação dos assentamentos rurais e uma melhora econômica. O método a seguir é usufruir dessa energia usada no bombeamento de água em pequenas vazões, para a irrigação das plantações, esse processo ocorre com a utilização de placas fotovoltaicas de silício, convertendo a energia solar em eletricidade, que alimenta os motores e aciona as bombas de água para a irrigação. Os resultados desse processo tem possibilitado a elevação da produtividade e rentabilidade das plantas cultivadas. E como conclusão esta alternativa tecnológica vem despertando o interesse de produtores que trabalham com pequena irrigação e também diminuindo o impacto ambiental, pois e uma energia limpa.
Palavras-chave: Engenharia Elétrica. Energia Solar. Placas Fotovoltaicas. Agricultura. Irrigação.
Sumário: 1 Introdução. 2 Tecnologia na Agricultura. 3 Problemas Iniciais. 4 Hipóteses. 5 Metodologia de Execução. 6 Resultados. 7 Discussões. 8 Conclusões. 9 Referências.
1 Introdução.
A necessidade de energização do meio rural estaria relacionada ao consumo de energia e ao crescimento econômico, pois uma maior produção de bens e serviços e uma elevação no padrão de vida da população requereria mais energia, assim como quanto mais desenvolvida é a região, mais energia ela consumiria.
Os aspectos positivos da intensificação do uso da energia na área rural seriam: uma elevação na produção e produtividade agrícolas com um aumento na oferta de alimentos e uma redução do êxodo rural com a fixação do homem ao campo através da elevação das oportunidades de trabalho e melhora nas condições de vida